Instituto Pensar - OMS diz que não há evidência de que mercado de Wuhan foi epicentro da pandemia

OMS diz que não há evidência de que mercado de Wuhan foi epicentro da pandemia

por: Nathalia Bignon 


Mercado de Wuhan, na China ? (Foto: Getty Images)

Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou, nesta terça-feira (9), que não há informação suficiente para estabelecer que o epicentro da pandemia de Covid-19 tenha sido, de fato, o mercado de frutos do mar de Huanan, local do primeiro grupo conhecido de infecções na cidade chinesa de Wuhan, e descartou a hipótese de que o vírus tenha "escapado? de um laboratório. As conclusões são resultado da visita da comissão comandada pela Organização para pesquisar a origem do Sars-Cov-2.

Leia tambémEstudo americano aumenta dúvidas sobre origem da pandemia da Covid-19

A equipe, que reúne cerca de 40 cientistas, chegou em 14 de janeiro à cidade de Wuhan, onde o coronavírus foi identificado pela primeira vez, no final de 2019. Depois de duas semanas de quarentena, visitou o mercado de peixes, entre outros locais, e reuniu-se com especialistas do Instituto de Virologia de Wuhan, que pesquisa o coronavírus.

De acordo com o presidente da equipe de investigação, o dinamarquês Ben Embarek, a possibilidade de que o mercado de Huanan fosse o epicentro da pandemia surgiu porque os primeiros casos de pneumonia de causa desconhecida estavam relacionados ao local. Pesquisas posteriores, porém, mostraram presença do Sars-Cov-2 em outros mercados e em pessoas sem conexões com esses locais.

O primeiro contagio relatado no mercado ocorreu em 12 de dezembro de 2019, mas estudos posteriores mostraram casos comprovados em 8 de dezembro, em pacientes sem ligação com o local, disse Liang Wannian, chefe do painel de especialistas Covid-19 na Comissão Nacional de Saúde da China.

"Ao tentar entender o cenário em dezembro de 2019, fizemos uma pesquisa profunda e detalhada de casos que podem ter passado despercebidos, antes desse período. E a conclusão é que não encontramos evidências de grandes surtos que possam ser relacionados a casos da Covid-19 em Wuhan ou outro lugar?, disse Embarek.

Descartada a origem do vírus, a comissão segue três linhas para tentar elucidar a origem da pandemia: 1) a transmissão direta de uma espécie animal silvestre para um humano; 2) a introdução do vírus em uma espécie intermediária, mais próxima dos humanos, no qual o patógeno circulou antes de ser transmitido aos homens e 3) a presença do patógeno em alimentos, principalmente congelados.

Transmissão através de um animal

Embarek afirmou que a hipótese mais provável para o início da pandemia é a da transmissão do vírus através de um animal intermediário. No entanto, o pesquisador admitiu que a teoria precisa de "investigações mais específicas e precisas?.

O chefe do painel de especialistas chinês, Liang Wannian, também confirmou que a revisão dos dados de mortes por pneumonia, tanto em Wuhan quanto na província de Hubei, de junho a dezembro de 2019, não mostram evidência de transmissão do Sars-Cov-2 na população antes de dezembro.

Leia tambémChina adverte para a ideologização das decisões em relação ao coronavírus

Na semana passada, um dos membros da equipe, o especialista em doenças infecciosas Dominic Dwyer, disse que seriam necessários anos para entender completamente as origens da Covid-19.

Com informações da Folha de S.Paulo e do jornal O Globo



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: